Pedido de informações de Fruet revela que governo mentiu sobre compra de vacinas

publicidade covid

 

 

 

 

 

 

 

O governo Bolsonaro gastou dinheiro público para divulgar informação falsa sobre a compra de 560 milhões de doses de vacina covid.
Em resposta a pedido de informações encaminhado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), o próprio Ministério da Saúde admite que foram contratadas até o momento penas 280 milhões de doses – metade do anunciado em peças publicitárias pelo governo no final de março.
O próprio ministro Marcelo Queiroga repetiu a informação. “O governo federal já tem contratados mais de 560 milhões de doses de vacina”, disse ele, após reunião do comitê de combate à covid, que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário.
No pedido de informações, Fruet questiona se “Houve a compra efetiva / negociação de 560 milhões de doses ou apenas o indicativo de intenção de compra?”.
A resposta do Ministério não deixa dúvidas sobre a “manobra publicitária”. “Pode-se afirmar que das 575.912.870 doses destravadas para atendimento das ações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid, já foram contratadas 281.023.470 doses”.
Fruet está encaminhando informações do Ministério para CPI da Covid no Senado e ao Tribunal de Contas da União.
“É muito grave. Além da clara falta de organização e planejamento no enfrentamento à pandemia, o governo ainda usa dinheiro público para criar falsas expectativas na população sobre o plano de vacinação”, afirma o deputado paranaense.

 

Confira a íntegra da resposta do Ministério: Resposta MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *