O deputado federal Gustavo Fruet encaminhou pedido de informações ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite sobre a derrubada de florestas tropicais em território nacional.
Relatório da organização não governamental WRI (World Resources Institute), divulgado essa semana, aponta que o Brasil foi responsável por cerca de 40% de todo o desmatamento de florestas tropicais no mundo em 2021.
De acordo com os dados, nosso país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares (150 mil km²) das chamadas florestas primárias, aquelas que se encontram em seu estado natural. A maior perda foi região norte.
Diante dos dados, Fruet encaminhou as seguintes questões: o Ministério tem conhecimento sobre a questão?; qual o posicionamento oficial do Ministério e quais documentos e dados que o corroboram?; há algum planejamento estratégico em ação ou proposta do órgão para conter o avanço do desmatamento nos próximos anos?
“O relatório é alarmante. As florestas são um patrimônio de nosso país. Fonte de riquezas e biodiversidade. Devem ser tratadas com responsabilidade e preservadas”, afirma o deputado.