Direção da UFPR e bancada federal se unem contra corte de 30%

_20190513_113132

 

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, diretores e a bancada paranaense em Brasília (deputados federais e senadores) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (13) em ato em defesa das Universidades e contra o corte de 30% no orçamento.

“O governo anunciou o corte não como uma estratégia de contingenciamento e sim de retaliação. O corte inicial era em três universidades e depois foi estendido para todas”, afirma o deputado federal Gustavo Fruet (PDT).

Além do trabalho de formação e pesquisa, as Universidades ainda são parceiras dos administradores públicos.

“A Universidade Federal do Paraná foi parceira da Prefeitura de Curitiba na nossa gestão em projetos nas áreas de inovação, mobilidade, educação, habitação, meio ambiente, administração e esportes”, destaca Fruet.

“Foi junto com a UFPR que abrimos a UPA Matriz e investimos na formação e aprimoramento dos profissionais da rede municipal de ensino”, complementa.

No caso da Federal, o corte reduziria o orçamento de 2019 de R$ 161 milhões para R$ 112 milhões.

“Hoje as Universidades são responsáveis por mais de 90% de toda pesquisa realizada no Brasil. Posso garantir que com esse corte, o funcionamento da UFPR fica completamente comprometido já no segundo semestre desse ano”, afirma o reitor.

One thought on “Direção da UFPR e bancada federal se unem contra corte de 30%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *