Ajuste fiscal da Prefeitura ajudou Município a enfrentar crise mantendo serviços e investimentos

Curitiba passou por um ajuste fiscal promovido pela administração Gustavo Fruet entre 2013 e 2016, o que garantiu que a cidade enfrentasse a crise econômica e política mantendo os serviços e ampliando os investimentos em infraestrutura. Esse foi um dos temas da conversa na manhã dessa segunda-feira (5) do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet – candidato à reeleição pela coligação Curitiba Segue em Frente (PDT/ PV/ PTB/ PRB/ PPS) – com empresários ligados ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Seac-PR). O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Adonai Aires de Arruda.

Gustavo destacou o esforço econômico da Prefeitura para pagar R$ 570 milhões em dívidas de curto prazo da gestão de Luciano Ducci, principalmente com prestadores de serviços. O prefeito agradeceu a oportunidade de ter uma conversa objetiva com o setor. “É bom termos esse diálogo mais próximo e representativo.”

Em seguida, Gustavo ressaltou o ajuste promovido pela gestão.

“Não vivemos uma situação caótica com a crise aqui. Não tivemos paralisações de serviços, não tivemos ‘pacotaço’, não tivemos desvios de conduta da Prefeitura. Somos a única capital cuja receita é maior parte de fonte própria: 55% das nossas receitas são do próprio Município e os outros 45% de repasses. Ao contrário de outras capitais, fizemos a lição de casa com uma auditoria, que gerou R$ 1 bilhão em economia. Eu finalizo esta gestão com uma cidade mais equilibrada financeiramente.”

O prefeito citou os avanços que a cidade teve, mesmo no cenário de crise. “Em infraestrutura, investimos mais do que qualquer gestão. Fizemos três viadutos, quatro trincheiras e mais de 300 quilômetros de pavimentação.” Gustavo salientou, ainda, a importância da ampliação da prestação de serviços sociais pela prefeitura para criar um colchão de resistência à crise. “Atualmente, 60% do orçamento da Prefeitura vão para três áreas: educação, saúde e assistência social. Isso não tem mais volta. Na educação, colocamos 30% do orçamento no setor e garantimos vaga para todas as crianças a partir de quatro anos. Fizemos busca ativa e matriculamos quatro mil crianças estavam fora da escola.”

Na saúde, a cidade ampliou os investimentos para cobrir os atrasos do governo federal. “Vamos investir mais que a União, que é responsável pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aumentou a demanda com a procura de serviços por moradores de outras cidades e a migração de gente que perdeu o plano de saúde, ou porque cancelou o contrato por não poder mais pagar ou por ter perdido o emprego.”

Apoio

O empresário Rogério Queiros parabenizou o prefeito pela explanação ao grupo. Ele disse que apoia a reeleição do prefeito porque percebe a importância de políticas públicas favorecerem a produtividade das empresas instaladas na cidade. “Eu apoio o Gustavo pela transparência dele e pelos projetos em educação e saúde. Nós que empregamos, vemos a mudança quando uma funcionária precisa levar o filho para o atendimento médico, hoje mais rápido. Os investimentos em educação ajudam a preparar as pessoas e assim termos uma qualidade maior na mão de obra que contratamos.”

O encontro teve a participação do deputado federal Alex Canziani, que enfatizou a transparência e a capacidade administrativa do Gustavo.

“Não vemos uma denúncia contra Gustavo Fruet e contra a gestão dele. Em um momento como esse que o Brasil passa, isso é relevante. Ele é uma pessoa do bem, preparada e merece continuar na administração da cidade, pelos projetos que ele tem. Temos a confiança na sua vitória.”

Alex Canziani

One thought on “Ajuste fiscal da Prefeitura ajudou Município a enfrentar crise mantendo serviços e investimentos

  1. VIVA 12 VIVA GUSTAVO NOSSO PREFEITO DE NOVO…………..VAMOS ACABAR COM ESSAS MENTIRAS DE PESQUISA….. VEJA COMO ACONTECEU NAS ULTIMAS ELEIÇÕES DEU QUEM, AGORA VEZ DO RATINHO FAZER UMA PESQUISA QUEM ESTA NO FRENTE ADIVINHE…….QUE VERGONHA, TEM QUE SER COMO G USTAVO, NÃO TEM PESQUISA FRIA E MENTIROSA …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *