Agora Gustavo Fruet também é Prefeito Amigo da Criança

Na última quarta-feira o prefeito Gustavo Fruet foi premiado com o selo Prefeito Amigo da Criança, conferido pela Fundação Abrinq. Foram distinguidos 102 prefeitos que honraram os compromissos assumidos com o programa, ou seja, melhoraram a vida das crianças e adolescentes em seus municípios. No caso de Curitiba, além de uma série de indicadores relacionados às crianças e adolescentes, a avaliação levou em conta o sucesso do Portal do Futuro, programa intersetorial que promove o protagonismo juvenil entre jovens carentes da cidade.

A premiação aconteceu no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prefeito foi representado pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Oleskovicz Fruet, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.

Chegaram até a fase final 1.542 municípios e 102 receberam o selo de Prefeito Amigo da Criança. A premiação é referente ao atual mandato, entre os anos de 2013 a 2016. A participação ocorre por meio da adesão das prefeituras ao pacto do Programa Prefeito amigo da Criança.

O prefeito Gustavo Fruet assinou a adesão no início da gestão e indicou como programa central da politica para crianças e adolescentes o Portal do Futuro, que hoje funciona em sete das 10 Administrações Regionais da cidade.

“É o reconhecimento de um trabalho de quase quatro anos. O Portal do Futuro é um programa inovador, que vai além das políticas públicas comuns de atendimento à juventude, pois coloca o jovem como protagonista e um verdadeiro agente de mudança na vida de sua comunidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Além disso, Curitiba vem investindo fortemente em educação, inclusão e saúde, com melhorias em diversos indicadores.”

Criado em abril de 2013, o programa Portal do Futuro iniciou as atividades na regional Cajuru. Até o momento, estão funcionamento as unidades Cajuru, Bairro Novo, Boqueirão, CIC e Tatuquara, Centro, Portão atendendo mais de 8 mil pessoas, em atividades sistemáticas. Até o final deste ano, entram em funcionamento mais dois centros integradores do Portal, em construção nas regionais Boa Vista e Santa Felicidade.

O programa tem como objetivos principais ofertar programação com atividades de ciências, esporte, arte, cultura e lazer, com o intuito principal de afastar o jovem da violência e estimular sua participação social.

O prêmio

Criando em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança incentiva os prefeitos a se comprometerem no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seu município.

Já participaram do Programa Prefeito Amigo da Criança 3.959 municípios, de todos os estados do país, somando em todas as suas edições 7.734 adesões de prefeitos.
Foram objeto de avaliação para o reconhecimento, os temas: formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e Fortalecimento do sistema de garantia de direito.

BANDEIRAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *